Aplicativos auxiliam deficientes auditivos na escola

handlalk-appcreditos-agencia-nalata

Em 2011, a Organização Mundial de Saúde contabilizou cerca de 28 milhões de brasileiros com algum problema auditivo. Segundo dados do último censo do IBGE cerca de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, deste total cerca de 2 milhões possuem deficiência auditiva severa. Hoje são aproximadamente 1 milhão de crianças e jovens até 19 anos com esse tipo de deficiência, representando um real problema para o sistema educacional do país, já que o número de professores habilitados a trabalhar com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é muito pequeno para atender esse público.

diferencasO cenário começa a mudar, pois estão disponíveis no mercado algumas ferramentas e aplicativos que contribuem na inclusão social do deficiente auditivo. Aplicativos como: Hand Talk e ProDeaf Móvel fazem a tradução da escrita em língua portuguesa e comando de voz para libras. O Hand Talk possui um interprete virtual em 3D que facilita essa comunicação interativa e facilita a compreensão dos usuários, principalmente o público escolar. O ProDeaf Móvel foi desenvolvido para promover acessibilidade e inclusão para diversos ramos da sociedade.

Um ponto interessante é que ambos aplicativos são disponibilizados gratuitamente, facilitando o acesso à maioria da população. Essas ferramentas representam a quebra de uma grande barreira que limitava o ensino efetivo e as comunicações interpessoais, não por causa da deficiência, mas por não se comunicarem nos mesmo códigos.

A barreira que ainda precisa ser transposta continua sendo a do preconceito, tanto com os deficientes quanto ao uso das novas tecnologias.