Conselho de Classe: Prazer em ensinar e aprender!

Post dia da Educação

O Conselho de classe é visto por nossos alunos como o momento de se “falar mal”, de “dar nota para não perder média” ou que “tal professor não foi legal, porque ele não deu um ponto”. E para nós professores, isso pode às vezes, significar desavenças e distorção da imagem do professor. Infelizmente, essa tem sido a realidade de muitas escolas.

Porém, o Conselho pode ser muito diferente disso! Se ele for bem planejado por ambas as partes: pedagogos e professores, o Conselho de classe pode ser sinônimo de reflexão, trabalho em equipe e busca de soluções para as dificuldades enfrentadas nas salas de aula.

Dentro dessa realidade, que infelizmente permeia o momento do Conselho de Classe, o Pedagógico Online desenvolveu um módulo para que cada escola organize o seu próprio conselho, levando sempre em consideração a opinião de cada um dos seus participantes.

 

Pedagógico Online: Evolua com o seu Conselho de Classe

O Pedagógico Online não mediu esforços para desenvolver um módulo que ajudasse a todos na hora do Conselho. A equipe estudou e pesquisou bastante para entender as dificuldades e as realidades de várias escolas brasileiras.

Assim, foi possível desenvolver uma ferramenta que oferecesse a solução personalizada e assertiva.

Os conselhos que antes demoravam longas horas, passaram a ser ágeis e as discussões muito mais produtivas.  Isto porque, ao criar o Conselho de classe, o pedagogo solicita aos professores que forneçam diversas informações, como, por exemplo:

  • Disciplina da turma;
  • Situações de alunos considerados casos especiais;
  • Apresente o aluno destaque;
  • Situações enfrentadas com alunos indisciplinados;
  • Alunos que apresentam risco de reprovação,
  • Dentre outras considerações que podem ser fornecidas pelo sistema.

 

Como Funciona o Conselho de Classe do Pedagógico Online?

É muito simples. O Pedagogo cria o Conselho para cada turma da escola. O professor deve apenas abrir o módulo “Conselho de Classe”, preencher com base nas informações que constam no sistema. Após preencher todo o relato, para cada uma das suas turmas, o professor salva e envia o arquivo, pelo próprio sistema, para o pedagogo.

Com todas essas informações em mãos, o Pedagogo será capaz de avaliar, criticamente, o desenvolvimento no processo do ensino-aprendizagem e junto com o professor discutir propostas de melhorias para os casos-problemas. O Pedagógico Online preza pela particularidade de cada escola e pela sua evolução nesse processo.

Acreditamos que juntos, o Conselho de Classe poderá ser abordado como uma atividade do corpo docente, que busca a transmissão do conhecimento através de práticas bem-sucedidas e que possam desenvolver novas propostas de trabalho e metodologia que ajudarão até mesmo o planejamento estratégico da escola.

Obrigado a todas as Escolas que adotaram o Sistema por acreditar numa EDUCAÇÃO MELHOR, NUM PAÍS MELHOR!

Equipe Pedagógico Online!