Febre Amarela – Cuidado redobrado com o mosquito

Febre Amarela

Como se já não bastasse a transmissão de diversas enfermidades como dengue, zica e chikungunya, agora o mosquito Aedes Aegypti também é um dos responsáveis pela transmissão do vírus da febre amarela nos centros urbanos. Já na forma silvestre o transmissor é o Haemagogus, tendo os macacos os principais hospedeiros do vírus nestes casos, e ao serem picados pelo mosquito estes podem transmitir o vírus aos seres humanos das proximidades.

Tanto os moradores de áreas silvestres, quanto a população no entorno dos hospitais onde os casos de pessoas infectadas estão sendo tratados estão alarmados, com medo que possa ocorrer a transmissão da febre amarela pelos mosquitos nestas regiões. Esse fato levou a uma grande procura da população por postos de saúde, acabando com o estoque da vacina em diversas regiões do estado de Minas, mas novas remessas já foram solicitadas pela secretaria da saúde.

Uma das dicas para se vacinar é andar sempre com seu cartão de vacina e comprovante de endereço, já que alguns postos de saúde, principalmente da capital, exigem esses tipos de documentos para o cadastro.

A vacinação é melhor método de prevenção da febre amarela. Segundo os infectologistas, sua eficácia chega a 90%. As crianças a partir dos 9 meses já podem ser imunizadas e quem já recebeu duas doses da vacina durante a vida não precisa se vacinar novamente.

Conheça nossa campanha de combate ao mosquito e ajuda a divulgar