Uma Vida, Uma Árvore

No dia 14 de junho de 2011, o Instituto Oksigeno firmou parceria com a Rede Globo Minas. O objetivo desse convênio é que a instituição colabore com o Programa Uma Vida, Uma Árvore da emissora.

Lançado em 2008 em Belo Horizonte (MG), o programa realiza o plantio de uma árvore para cada criança nascida e registrada na cidade nos parques públicos da cidade. Com o objetivo de criar um vínculo afetivo entre a vida humana com o meio ambiente, o projeto já se estendeu para os municípios de Contagem e Betim.

Para participar, basta que os pais, ao registrarem a criança, façam sua adesão ao programa no próprio cartório. Logo após a adesão, é feito o plantio de uma árvore, sempre de uma espécie nativa do Brasil, que receberá o nome do bebê. Os pais ganham um certificado com a indicação da espécie e do local onde ela foi plantada.

O Instituto Oksigeno será o organismo certificador do Programa Uma Vida, Uma Árvore. Ele vai auditar se realmente as mudas foram plantadas, para ao fim de cada ano, caso seja merecedor, certificar o município pela sua ação sustentável.

Neste projeto da Rede Globo Minas em parceria com as Prefeituras e com o Oksigeno, os bebês não entendem de desmatamento, poluição, nem efeito estufa, mas já estão contribuindo com a preservação do meio ambiente.