bem-preservado

O Projeto Bem Preservado tem como objetivo, preservar o patrimônio histórico cultural, disseminando o conhecimento técnico das artes e ofícios dos antepassados, através da Educação Ambiental, Meio Ambiente Cultural e Educação Patrimonial, em um programa de capacitação, nas áreas de reabilitação, restauração e conservação do patrimônio histórico e cultural.

As atividades experimentais propostas, têm por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução dos processos construtivos tradicionais e modernos, para conservação e preservação de bens imóveis, com segurança, qualidade, economia e respeito ao meio ambiente.

portifolio-1-43

A importância da preservação dos bens culturais em uma sociedade, pode e deve ser buscada em todo seu esplendor, assim, o legado pode dar sua contribuição plena no universo econômico, social e político, em atenção às determinações normativas constitucionais, infraconstitucionais e técnicas.

Por isso são importantes alguns mecanismos e ações adequadas para desenvolver, orientar, educar e instrumentalizar as comunidades nas questões relativas ao seu patrimônio histórico cultural e as maneiras de conserva-lo.

portifolio-1-31

Sabe-se que a Educação Ambiental, no caso referido, o Ambiente Histórico Cultural, Educação Patrimonial, é ferramenta de importante contribuição na construção da cidadania plena, além de ser um instrumento estratégico, fundamental e o único capaz de fazer de fato a comunidade se apropriar devidamente do “Bem”, e, em parceria com institutos de tutela, Conselhos Organizados em política pública estabelecida entre os poderes, Municipal, Estadual e Federal, como preconiza a CF/88 em seus art. 23, 24, 215 e 216, chegar à construção de processo de sustentabilidade nas ações que se queira desenvolver.

Acreditamos que uma ação educativa, com base em atividade real, nas oficinas experimentais, com planos de cursos que possibilitem os mais diversos conhecimentos necessários ao mercado da construção civil/restauro, o desenvolvimento de inteligências, capital intelectual e profissional, organizados a partir das vocações e necessidades, pode se construir/formar profissionais, indivíduos capazes inclusive de se empregar e auto empreender, na Preservação de nosso Patrimônio Histórico, pois, além das ferramentas e habilidades adquiridas estarão substancialmente instrumentalizados pelas Normas Técnicas Internacionais e o Ordenamento Jurídico pertinente.

Conheça também o projeto de Educação Patrimonial, clique aqui.

Para mais informações preencha o formulário abaixo