10 Brincadeiras ecológicas para as férias

Dicas Revivendo a InfÂncia

As férias estão acabando, mas ainda há tempo de brincar. Confira as 10 brincadeiras ecológicas que selecionamos para você.

1 – Brinque de jardinagem e plantação

Crianças que vivem em cidades não têm muita oportunidade de ter contato com a natureza. Podemos aproveitar o período de férias para propiciar esse momento. Plantas, árvores, e até um feijão no algodão, podem despertar e conscientizar as crianças.

2 -Brinque de fazer roupas

Faça tie-dye (camisas hippies coloridas). Compre tintas de tecido e dê asas à imaginação. Pode-se brincar e criar roupas com jornais, tecidos, caixas e o outros materiais reciclados.

3 – Aprenda origami 

Aprenda a fazer origamis e faça uma oficina com as crianças.

4 – Crie seu próprio brinquedo 

Utilize todo tipo de material reciclado: tecidos, garrafas plásticas e o que mais a imaginação mandar. Uma boa dica é pedir ajuda aos mais velhos que tinham o costume de fazer seus próprios brinquedos.

5 – Visite parques e praças e aproveite para explorar a natureza

Conte o número de pássaros no parque próximo de casa ou catalogue as árvores do seu bairro. Explorar a natureza ao seu redor para despertar a consciência ecológica das crianças. Você pode aproveitar o passeio para brincar de caça ao tesouro.

 

6 – Aprenda arte com papel

Jornal velho, bexigas, cola branca e pincel podem criar vários objetos usando a técnica da papietagem. Bexigas cobertas com camadas de papel picado e cola. Pode virar vasos, luminárias ou o que a imaginação quiser.

7 – Construa uma estação metereológica

Pode montar uma estação metereológica equipada com um medidor de chuva (pluviômetro), e um cata-vento, com materiais encontrados em casa, dessa forma podemos detectar sinais do clima.

8 – Banho de chuva

Férias de verão combinam com chuva, que combina com criança feliz! Começou a pingar? Deixe as crianças livres para brincar e correr. A sensação de liberdade é maravilhosa.

 

9 – Fazendo arte com argila

Separe um cantinho onde as crianças possam se suja. A modelagem com argila pode durar o dia inteiro. Quando a argila secar, é só pintar com tinta guache.

 

10 – Piquenique

Reúna todos e promova um piquenique. As crianças podem ajudar a preparar os quitutes e os demais convidados levam alimentos e bebidas.