Há três anos o Brasil não reduz seu número de analfabetos

Dia Alfabetismo

O último relatório da Unesco revelou que o Brasil ainda possui cerca de 13 milhões de analfabetos e não consegue reduzir esse número há três anos.

Os números apresentados no mais recente relatório de monitoramento global da educação, concluiu que no Brasil o que realmente falta são incentivos para a educação profissionalizante e para que os alunos terminem o ensino médio. Este estudo avalia como os países tentam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a educação, trabalhando e assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida dos estudantes.

O relatório alerta sobre problemas no sistema educacional brasileiro que podem prejudicar a aprendizagem. Quando comparamos alguns índices de países onde a educação é desenvolvida, observamos por exemplo que: 84% dos jovens concluem o ensino médio nos países ricos, enquanto no Brasil o índice é de 63%, ou ainda, que aqui menos da metade dos alunos demonstram habilidades em ciências, enquanto no Japão, esse percentual é superior a 90%.

A educação deve ser uma responsabilidade compartilhada entre todos: governos, escolas, professores, pais e demais envolvidos nesse processo. Este compromisso define como se articulará a aprendizagem em um cenário de cooperação que deve ser planejada com cautela e com os princípios de equidade, inclusão e qualidade.