Mais Oksigeno para o dia Mundial do Rock

Dia do Rock

O Instituto Oksigeno nasceu com o compromisso de promover a sustentabilidade, e por isso, no dia mundial do rock não poderíamos deixar de valorizar todos os artistas que se envolvem diretamente com as causas globais e utilizam de sua música para evidenciar, promover e discutir as questões ambientais.

O dia Mundial do Rock se comemora no dia 13 de julho, pois foi neste dia, em 1985 que aconteceu um grande evento chamado Live Aid, simultaneamente, na Inglaterra e nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia. O show foi transmitido ao vivo para todo o planeta, e desde então, o dia 13 de julho passou a ser reconhecido como Dia Mundial do Rock.

Aproveite este dia para realizar ações humanitárias, como ajudar famílias necessitadas, algum morador de rua, fazer uma doação, visitar um asilo.

 

Atitudes que ajudam a mudar o mundo

Alguns artistas mundialmente conhecidos utilizam da fama para alertar o público sobre questões ambientais urgentes.

Midnight Oil

A banda australiana Midnight Oil que fez muito sucesso nas décadas de 80/90, foi a precursora entre os artistas pacifistas e ambientalistas, influenciando centenas de bandas. Começaram de forma independente, se destacando em turnês universitárias, e com o passar dos anos fundaram seu próprio selo independente, e nos anos de 1980, protestaram forte contra a poluição e os direitos dos povos aborígenes. Se consagraram fazendo shows em frente fábricas poluidoras, e obtiveram grande sucesso com diversos hits com foco na mensagem ativista.

The Police – Sting

Outro músico que desde os anos 1990 defende a causa ambiental é o vocalista da Banda The Police, Sting, que juntamente com o índio Raoni (líder da etnia caipó), atua pela preservação das terras indígenas no Brasil. Agora (2017) após quase 30 anos do primeiro encontro, estão novamente juntos para discutir com as autoridades brasileiras sobre as demarcações das terras indígenas em nosso país.

U2 – Bono Vox

Uma das personalidades mais envolvidas com as questões ambientais é o vocalista do U2, Bono Vox, que além de sua atuação mundial em defesa do tema, aproveitou sua última turnê pelo Brasil para manifestar sua preocupação em relação à reforma do Código Florestal, e durante um dos shows em São Paulo levou ONG’s ambientais para divulgar atividades e materiais sobre a preservação das florestas brasileiras.

Pearl Jam – Eddie Vedder

Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam também sempre foi reconhecido por suas ações em defesa do meio ambiente; em 2008 compôs a trilha sonora do filme “Into the wild”, que retrata a vida de um jovem que ao se formar na faculdade, resolve doar todas suas economias para a caridade e viajar pelo Alasca em uma verdadeira imersão na natureza. Em 2015 em um show em Belo Horizonte, Eddie disse sobre a tragédia de Mariana – MG “É duro quando grandes empresas usam e abusam de terras apenas para lucrar sem nenhum respeito pelo meio ambiente. Acidentes tiram vidas, destroem rios e, assim, eles conseguem lucrar. Esperamos que sejam punidos para que nunca esqueçam o triste desastre que causaram”. Em 2016 o Pearl Jam doou R$ 120.000,00 ao Instituto Bioatlântica (IBIO) para ajudar na reparação dos danos gerados pela tragédia de Mariana.

Diversos são os exemplos de artistas e celebridades que utilizam de sua fama e prestígio em defesa do meio ambiente, o Instituto Oksigeno valoriza e apoia todas as pessoas que contribuem direta ou indiretamente para a causa ambientalista.

Vamos contribuir, também, com essa boa causa!