O Mundo Digital e o uso da tecnologia na escola moderna

digital-na-sala-de-aula

O conceito de educação vem se adequando ao mundo digital que por sua vez tem incitado uma revolução nos métodos educacionais da atualidade. O avanço tecnológico vem transformando cada aspecto de nossa vida e da sociedade. Vivemos em um mundo onde a criatividade, a imaginação e a experiência são cada vez mais valorizadas no trabalho. A interação com a informação digital e as máquinas têm impactos diretos em nosso cotidiano.  Por isso, a inserção da tecnologia no dia a dia da escola é um caminho natural a ser seguido para alcançar os objetivos pedagógicos com responsabilidade, privacidade e segurança.

O novo desafio da educação é a chamada convergência digital, ou seja, a transição da sala de aula tradicional, para os ambientes modernos de aprendizado, amparados por materiais didáticos virtuais em constante desenvolvimento. Essas ferramentas provocam o pensamento crítico e dinamizam a comunicação do aluno em um mundo de experiências virtuais, porém os profissionais da educação possuem desafios concretos para lidar incorporar esta nova realidade na escola.

Os jovens de hoje estão completamente inseridos em um mundo digital, de maneira que essa nova reflexão sobre a educação deve estar em constante transformação. Hoje os alunos estão 100% conectados, tendo acesso a um vasto volume de informações, assim o papel do educador é de filtrar os conteúdos relevantes. O trabalho no mundo virtual exige extremo cuidado, pois o limiar entre a verdade, o duvidoso e a mentira estão cada vez mais próximos.

Tão importante quanto a pesquisa é saber apurar as fontes pesquisadas e sua real situação, cultivando e desenvolvendo habilidades para aprender nessa era digital. Os aspectos relacionados à cidadania digital, construção do conhecimento, inovação, comunicação criativa, colaboração global, são novos conceitos a serem trabalhados na educação moderna.