Junte-se a nossa causa

Faça uma doação

Consultoria e auditoria - Oksigeno - Educação Ambiental

Auditoria e Consultoria

Uma vida, uma ávore

O Instituto Oksigeno é parceiro da Rede Globo Minas, desde 2011, com o objetivo de auditar Programa Uma Vida, Uma Árvore da emissora.

Lançado em 2008 em Belo Horizonte (MG), o programa realiza o plantio de uma árvore nos parques públicos da cidade para cada criança nascida e registrada. Com o desígnio de criar um vínculo afetivo entre a vida humana com o meio ambiente, o projeto já se estendeu para os municípios de Contagem e Betim.

Para participar, basta que os pais, ao registrarem a criança, façam sua adesão ao programa no próprio cartório. Logo após a adesão, é feito o plantio de uma árvore, sempre de uma espécie nativa do Brasil, que receberá o nome do bebê. Os pais ganham um certificado com a indicação da espécie e do local onde ela foi plantada.

Uma vida, uma árvore, além contribuir para a minimização dos impactos ambientais, é, sem dúvida, uma “semente” da consciência para as próximas gerações.

Selo evento sustentável

O Instituto Oksigeno orienta, elabora projetos e realiza auditoria organizações que buscam a certificação de evento sustentável.

O Selo Evento Sustentável é um estímulo a cultura de sustentabilidade. O Governo de Minas o concebeu para reconhecer as práticas sustentáveis de eventos artísticos, técnicos e comemorativos, dentre outros. Cada evento será avaliado segundo critérios ambientais, sociais e culturais.

Inventário de GEE

O Instituto Oksigeno realiza Inventários de Emissões de GEE –  Gases de Efeito Estufa – através da quantificação e identificação das fontes relevantes das emissões de uma empresa ou de um processo.

Os Inventários de Emissões são desenvolvidos de acordo com procedimentos e práticas recomendadas por protocolos internacionais  e normas ISO 14064.

Além do inventário, também é realizada consultoria visando a minimização das emissões, bem como medidas a serem tomadas para compensação dos GEE.

 Gerenciamento de Resíduos

O Gerenciamento de Resíduos trata-se do conjunto de ações para identificar, quantificar, caracterizar, classificar, definir e manter critérios para coleta, manuseio, acondicionamento, armazenamento, transporte, disposição de resíduos sólidos.

 

Certificação da Pegada de Carbono de Produtos ABNT

logo

O Instituto Oksigeno atua na certificação com base no sistema Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos.

A ABNT publicou, em 09 de setembro, a norma ABNT ISO/TS 14067:2015 – Gases de efeito estufa – Pegada de carbono de produtos – Requisitos e orientações sobre quantificação e comunicação, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental (ABNT/CB-038).

Esta Especificação Técnica estabelece princípios, requisitos e orientações para a quantificação e comunicação da pegada de carbono de um produto (CFP), com base em Normas sobre avaliação de ciclo de vida (ABNT NBR ISO 14040 e ABNT NBR ISO 14044) para quantificação e sobre rótulos ambientais e declarações (ABNT NBR ISO 14020, ABNT NBR ISO 14024 e ABNT NBR ISO 14025) para comunicação.