Selo Empresa Amiga da Escola

É um Projeto idealizado pelo Instituto Oksigeno, que incentiva o apadrinhamento de escolas por parte do empresariado no Brasil, com o objetivo de fomentar e desenvolver a Educação Ambiental nas escolas.

Objetivo

Promover a qualidade de vida no ambiente escolar e o desenvolvimento de instituições de ensino, produzindo conteúdo educacional, além de campanhas e processos a serem aplicados nas escolas.

Lançamento

O programa foi lançado no dia 20 de Julho de 2016 (Dia do amigo) no site do Instituto Oksigeno, incentivando o apadrinhamento de escolas por parte do empresariado brasileiro.

Programa Empresa Amiga da Escola

selo3

Missão

Servir à comunidade educacional, auxiliando as instituições de ensino em seu desenvolvimento, através de iniciativas, ferramentas e processos, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

Visão

A erradicação do analfabetismo e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, através de parcerias em prol do desenvolvimento das instituições de ensino.

Valores

Desenvolvimento, respeito e valorização do Ser humano;

Capacitação e valorização dos profissionais da educação;

Compromisso e transparência na gestão escolar;

Respeito e comprometimento com a Sociedade e o Meio Ambiente;

Ética nas relações;

Promoção do desenvolvimento sustentável das instituições de ensino.

Porque apadrinhar uma escola?

apadrinhar

O futuro das próximas gerações é responsabilidade de todos, o compromisso de investir na educação, possibilita condições dignas de aprendizado para os usuários do sistema público de ensino, e melhora a reputação de empresas que apoiam tais programas ou projetos.

Objetivos e metas da educação

No ano 2000 foi traçado pela (ONU) os objetivos de desenvolvimento do milênio, dentre as questões, uma das principais é oferecer educação básica de qualidade para todos.

A Constituição Brasileira diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Marketing social

marketing-social

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os problemas de natureza social, o marketing social torna-se um diferencial para a empresa que o pratica. O marketing social não somente proporciona grandes benefícios para a sociedade, como também colabora para que a imagem corporativa de uma empresa seja bem vista por seus consumidores, colaboradores, fornecedores e mídia.

90% dos consumidores esperam que as empresas tratem de questões ligadas à sociedade com a mesma importância destinada a seus negócios.

Mais de 80% dos consumidores reconhecem boas práticas e atitudes e apoiam empresas que as realizam.

Além de criar um diferencial perante os concorrentes, uma organização que investe em marketing social também pode direcionar o seu posicionamento para o tema em campanhas publicitárias.

O que é o apadrinhamento?

É um programa de contribuições destinadas a projetos que beneficiam escolas, através de projetos que visam o desenvolvimento, a inovação e a gestão do ensino no Brasil.

Como é feito o apadrinhamento?

A empresa madrinha firma junto ao Instituto Oksigeno um termo de compromisso para realizar uma contribuição mensal, por 12 meses (prorrogável automaticamente). Tal termo é digitalizado e enviado para oksigeno@oksigeno.org.br após preenchimento e assinatura das partes.

Como sua doação mensal faz a diferença na escola apadrinhada?

Através do Instituto Oksigeno, as contribuições são direcionadas a projetos que promovem o desenvolvimento da escola apadrinhada. De acordo com a quantia doada, pode-se ofertar:

Curso para capacitação profissional dos funcionários da escola;

Material didático de suporte para os professores.

Como acompanhar os resultados da sua doação na escola?

A empresa madrinha receberá mensalmente impresso, dados sobre a impressões e visibilidade de sua marca na escola.

Qual a contrapartida para a empresa amiga da escola?

O Instituto Oksigeno fornece o selo Empresa Amiga da Escola certificando à organização madrinha que poderá ser vinculado para divulgação junto a sua marca ou mensagens publicitárias.

Divulgação do selo Empresa Amiga da Escola em todas as peças e serviços apadrinhados, onde será veiculada a marca da empresa madrinha (neste selo) nas campanhas, reuniões e eventos correlatos ao apadrinhamento, enquanto da vigência do compromisso entre as partes.

Será afixada uma placa com o Selo Empresa Amiga da Escola (com a logomarca da empresa madrinha) em local visível nas dependências da escola, e preferencialmente na fachada, hall de entrada, recepção ou secretaria da instituição de ensino, durante a vigência do compromisso entre as partes.

Reconhecimentos concedidos pelo Selo Empresa Amiga da Escola

Certificado

É emitido um certificado pelo Instituto Oksigeno, registrando e endossando a participação da Empresa que apadrinhou uma escola em qualquer parte do Brasil. Este certificado será entregue ao término de 12 meses de contribuição, constando o período e os benefícios propiciados para a escola durante o apadrinhamento, podendo ser prorrogável, e ao final de outro ciclo de mais 12 meses, será concedido outro certificado, e assim sucessivamente.

Diploma de Honra ao Mérito

É emitido um Diploma pelo Instituto Oksigeno, após o apadrinhamento de 3 ou mais escolas no período de 12 meses, ou o apadrinhamento de uma mesma escola por um período igual ou maior a 36 meses.

Selo Empresa Amiga da Escola

O Programa Empresa Amiga da Escola disponibilizará um selo onde o Instituto Oksigeno endossa a contribuição da empresa madrinha, beneficiando instituições de ensino através de um programa que visa uma melhoria da escola, na inovação e na gestão do ensino no Brasil.

Utilização do Selo

A empresa que participar do programa Empresa Amiga da Escola terá direito ao uso do selo em seus materiais de comunicação internos e externos, no período de vigência do termo de compromisso de 12 meses.

Placa

Será disponibilizado pelo instituto uma placa em acrílico com o Selo Empresa Amiga da Escola, onde constará a logomarca da empresa madrinha, o ano vigente do apadrinhamento, bem como a logomarca do Instituto Oksigeno endossando o selo. Esta placa será instalada na fachada ou nas dependências da instituição apadrinhada.

Benefícios para a escola adotada

Curso de Educador Ambiental (EAD)

livro-oksigeno

O curso de Educador Ambiental para profissionais apresenta, de forma interativa, os principais temas ambientais mundiais. O objetivo desse curso é que o professor forme uma base conceitual sobre os principais assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Atualizando educadores no âmbito dos estudos e práticas em Educação Ambiental, motivando-os a aprofundar reflexões e práticas capazes de contribuir para as transformações socioambientais necessárias frentes aos desafios atuais.

O curso de Educador Ambiental foi criado no formato EAD (Ensino a distância) com a utilização da internet como ferramenta para a capacitação profissional dos profissionais do ensino, abordando os principais temas ambientais mundiais de forma transversal e interdisciplinar.

Kit Semente Ecológica (Apoio ao professor)

logo-semente-ecologica

O Kit Semente Ecológica é composto por caderno do professor, livros de poemas e DVD destinados aos professores.

Todo o material contempla a Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar com diversas propostas de atividades de acordo com a faixa etária, permitindo uma aprendizagem contínua e integrada.

O Kit Semente Ecológica garante a flexibilidade para que as escolas façam as adaptações necessárias às suas respectivas propostas pedagógicas, escolhendo o nível de complexidade e o ritmo que desejam imprimir ao aprendizado dos seus alunos.

telefone

Ou preencha o formulário abaixo