O Instituto OKSIGENO é pioneiro no conceito de eventos sustentáveis. Desde 2007, realiza inventários de Gases de Efeito Estufa e compensação por meio do plantio de mudas. Atendemos eventos com a elaboração de projetos mais completos, compreendendo e respeitando os princípios básicos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001e SA 8000, base da sustentabilidade.
Desse modo, o Instituto Oksigeno orienta organizações que buscam a sustentabilidade de suas ações, inclusive de natureza temporária, que esteja comprometida com alguns parâmetros básicos da sustentabilidade:
• ser ecologicamente correto;
• ser economicamente viável;
• ser socialmente justo;
• ser culturalmente aceito e;
• capaz de provocar a mudança de hábitos e cultura de um povo.
Assim, os eventos que adotam essas premissas são capazes de impactar positivamente seu público direto de forma imediata e para o futuro.
Oksigeno atende aos padrões do Selo Sustentável do Estado de Minas Gerais, caso o evento aconteça neste Estado. E BH Sustentável atendendo as demandas do município (Saiba mais)
Confira alguns pontos importantes que devem ser avaliados em um evento:
Consumo de Energia – Deve-se considerar o levantamento de consumo de energia não renovável para fins de compensação ou substituição através do plano de Objetivos e Metas ambientais com uso de fontes renováveis de energia e compensação de carbono.
Qualidade do ar – Controle da qualidade do ar e das tecnologias que gerem emissões atmosféricas, realizar inventário de emissões de gases de efeito estufa.
Uso da água – Levantamento de consumo de água, estabelecimento de objetivos e metas para redução ou eliminação do uso da água, se for o caso. Manter a qualidade das águas e dos cursos d’agua evitando a poluição.
Uso de espaços e áreas verdes – Avaliar os aspectos e impactos ambientais do evento considerando as autorizações necessárias para uso de espaços urbanizados ou áreas verdes, sem danos a flora e fauna local e os recursos da biodiversidade)
Gestão de Resíduos – Fazer levantamento de geração de resíduos, propondo ações de recuperação, reutilização e reciclagem dos mesmos.