PROFESSOR: VOCAÇÃO E MISSÃO QUE TRANSCENDE A SALA DE AULA

Dia do professor

No pró­xi­mo dia 15, é comemorado o Dia do Pro­fes­sor, porém nesse ano a data terá um maior simbolismo do que em anos anteriores, pelo menos em Janaúba, interior de Minas. No último dia 5/10 o vigilante Damião Soares ateou fogo na Creche “Gente Inocente” ferindo dezenas de pessoas e levando a óbito outras tantas, dentre elas He­l­ley Abreu Ba­tis­ta, de 43 anos. Ela era professora da creche e lutou contra o autor para salvar seus alunos, ao sacrificar a própria vida, impediu que a tragédia fosse ainda maior.

O que Helley fez, foi sem dúvida, um ato de sacrifício e bravura, pois além defender os alunos, ela enfrentou as chamas três vezes ao entrar na sala de aula e resgatar o maior número de crianças possível.

Helley representa uma classe desrespeitada por parte dos alunos e sociedade, e desvalorizada pelo poder público. A professora teve sua vida mar­ca­da pe­la dedicação e superação; durante a ju­ven­tu­de, passou por uma gran­de tra­gé­dia pessoal, com a morte de seu primeiro filho afogado. Após isso dedicou sua vida às crianças.

Diversas homenagens foram prestadas à professora. O velório teve a presença de centenas de pessoas e um grande cortejo que acompanhou o carro do corpo de bombeiros até o enterro sob muitos aplausos.

Esperamos que esta data seja lembrada pelo ato de amor de Helley, mas que não precisemos passar por mais tragédias como essa para começarmos a valorizar os nossos professores.