Tecnologia Educacional

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Os avanços tecnológicos das duas últimas décadas têm impactado na forma como os professores atuam em sala de aula. Os alunos de hoje são bem diferente dos, de ontem. Acompanhar essa dinâmica é fundamental para se ter resultados efetivos. Desse modo, as instituições de ensino buscaram apoio em tecnologias que auxiliam o professor na sala de aula. Essa tecnologia deve privilegiar o protagonismo do aluno e sua comunicação com os professores.

Hoje experimentamos um novo momento, diferente daquele em que tecnologias educacionais demandavam altos investimento em equipamentos, infraestrutura e formação técnica. As novas ferramentas educacionais, além do suporte didático, podem dispor de recursos pedagógicos e auxiliar na tomada de decisão para os mais diversos assuntos escolares. Fomentar a inovação e o engajamento dos professores, pedagogos e gestores ao uso destes instrumentos, é uma forma eficiente do ensino acompanhar a nova dinâmica do aprendizado.

Dados estatísticos:

Segundo dados do MEC, cerca de 50% das escolas de ensino fundamental da Rede pública brasileira possui acesso à internet e laboratório de informática. Dentre as escolas particulares, cerca de 93% das instituições de ensino possuem acesso à internet, porém somente 55% possuem laboratório de informática.

Já as instituições de ensino médio da Rede pública brasileira que possui acesso à internet e laboratório de informática os números são bem melhores, cerca de 90% das escolas. Dentre as escolas particulares praticamente todas as instituições de ensino possuem acesso à internet, porém 78% possuem laboratório de informática.

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