Curupira: o Defensor das florestas

Dia da Proteção das Florestas

 

O Instituto Oksigeno acredita na mobilização e conscientização das crianças, visando a disseminação e projeção dos conceitos da educação ambiental. Então, nada melhor do que apresentar de forma lúdica e prazerosa uma bela história no dia de proteção das florestas.

 

O que conta o nosso folclore brasileiro?

O folclore brasileiro é rico em personagens lendários, contando um pouco sobre nosso povo e nossos costumes. Reza a lenda que o Curupira é o protetor das florestas, cuidador de todas as árvores, plantas e animais, combatendo caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de maneira predatória.

Curupira: A Lenda

A lenda do Curupira, provavelmente, foi a primeira a ser documentada no Brasil, em 1560, pelo Padre José de Anchieta.

A história foi passada pelos índios e o nome Curupira vem do tupí-guarani e significa “corpo de menino”. O Curupira é descrito como um ser baixinho, porém muito veloz, esperto e forte, possui cabelos cor de fogo e tem seus pés voltados para trás, para despistar os inimigos da floresta. Desse modo, o Curupira deixa rastros falsos pelas matas, protegendo, portanto, as florestas.

O Curupira, amigo das florestas, adora descansar nas sombras das mangueiras e costuma encantar crianças para irem morar com ele nas matas, ensinando-os os segredos da floresta. Somente depois de sete anos é que o Curupira as devolvem para as famílias.

A lenda do Curupira é um mito da preservação da natureza, uma força sobrenatural que defende a fauna e a flora brasileira, combatendo a caça e a extração predatória. Ela é uma das histórias mais encantadoras do nosso folclore, sendo usada para conscientização das crianças e ensinamentos de como nos relacionar com o meio ambiente.

Que tal aproveitar o Dia da Proteção das Florestas, pra contar para às crianças a lenda do Curupira e prover a defesa do meio ambiente?