Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1992, reforçando a importância da preservação desse recurso natural. Apesar da água cobrir aproximadamente 70% da superfície terrestre, apenas 3% deste volume é de água doce.

Nesse sentido, é fundamental ressaltar que a água é um recurso finito, por isso, é necessário o seu uso racional e a manutenção da sua qualidade. Vivemos uma realidade onde há grande desperdício dos recursos hídricos, e ainda a poluição dos rios por efluentes industriais, esgotos domésticos, agrotóxicos e outras substâncias que alteram as propriedades físico-químicas da água.

Além da conscientização da polução, deve-se investir em tecnologias para que o seu uso seja mais eficiente na agricultura, visto que o setor é responsável pelo consumo de 69% da água potável disponível; a indústria também representa uma parcela significativa de consumo, somando 22%, e pode contribuir para a sua preservação ao fazer um uso sustentável do recurso.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, listamos abaixo algumas dicas de atitudes para reduzir o desperdício de água:

– Feche a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro enquanto ensaboar;

– Acabe com o pinga-pinga da torneira e deixe de desperdiçar 46 litros de água por dia;

– Evite o desperdício, cuidando dos vazamentos de água;

–  Não lave as calçadas utilizando água potável;

– Reaproveite as águas da chuva para lava o piso ou regar as plantas;

– Reduza o consumo doméstico de água potável;

– Não contamine os cursos d’água;

– Aja como consumidores conscientes e exija que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis).