Dia Nacional do Livro

Post dia nacional do livro

Muitos atribuem à roda o título de “a maior invenção da história”, mas o que dizer do livro? Esta certamente foi uma das inovações mais enriquecedoras da humanidade, uma forma de registrar o conhecimento e passá-lo a outras pessoas. O mundo não estaria neste estágio de evolução se nossos antepassados não tivessem gravado suas experiências e conhecimento para as futuras gerações.

Os primeiros registros da humanidade provavelmente foram realizados em elementos da natureza, como pedras e árvores, posteriormente em papiros, pergaminhos, até a compilação de vários textos, o que dá origem ao livro e este começa a ser visto como uma obra. Registros filosóficos da antiga Grécia, ou os experimentos de Leonardo da Vinci são estudados até hoje, e ainda são utilizados como fundamento para diversas pesquisas atuais. Outro grande advento que impulsionou e popularizou o livro foi a invenção da impressão. Ela  aconteceu no final da Idade Média, sendo aprimorada pelos chineses e italianos, em uma evolução que acontece por mais de 15 séculos.

No Brasil o movimento editorial começa quando D. João VI funda a imprensa Régia em 1808, onde todos os livros publicados neste período tinham que passar pela aprovação do Imperador, uma forma de censura antes de serem publicados. Mas é a partir da fundação da Companhia Editora Nacional criada por Monteiro Lobato que o país tem um verdadeiro crescimento editorial.

No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro, uma homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela coroa portuguesa.

O livro é fonte de conhecimento e um dos principais meios de comunicação da humanidade, e através dele somos transportados aos lugares mais espetaculares da imaginação humana, desenvolvendo o senso crítico e a criatividade, para isso basta ter o interesse e a coragem para embarcar em diferentes histórias e grandes aventuras.