Você é o que você come!

Post face Saúde e nutrição

Nossa alimentação diz muito sobre quem somos, de como estamos e de como ficaremos no futuro. Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.

O Brasil é um país que historicamente luta contra a desnutrição e agora também enfrenta o excesso de peso da população como um problema de saúde pública. Os custos com a obesidade no país já são 5% das despesas totais do SUS (Sistema Único de Saúde). Nosso país possui 40% dos adultos acima do peso e 10% da população é obesa.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade é hoje o principal problema de saúde a ser enfrentado pelos países em desenvolvimento. Existem no mundo mais de 1 bilhão de adultos com sobrepeso, sendo que pelo menos 300 milhões são obesos.

O sobrepeso e obesidade é o quinto principal fator de risco de morte no mundo, pelo menos 2,8 milhões de adultos morrem a cada ano em decorrência desse problema. Nas últimas três décadas a obesidade aumentou mais de 4 vezes nos países em desenvolvimento.

O grande problema, é que as pessoas ainda não se deram conta que a obesidade vem acompanhada de complicações graves que afetam a saúde.

A alimentação na infância

Conhecer o próprio corpo é de fundamental importância para se prevenir e cuidar da saúde física e mental, e os alimentos são alguns dos principais responsáveis por uma vida saudável. Afinal, a má qualidade dos alimentos pode causar carências nutricionais que prejudicam o crescimento físico, a capacidade de concentração e o desenvolvimento cognitivo nas crianças.

A cada 5 crianças obesas, 4 permanecerão obesas quando adultas e 1/3 das crianças brasileiras de 5 a 9 anos têm sobrepeso.

Os padrões comportamentais de hoje em dia valorizam e promovem o uso de: computadores, televisores, vídeo games, smartphones, e todos os equipamentos regidos pela lei do menor esforço, formando toda uma geração de sedentários, estes hábitos aliados a uma alimentação repleta de gorduras e açucares (fast foods) traçam o estilo de vida adotado por nossas crianças e jovens, com alta ingestão de alimentos pouco nutritivos e falta de exercícios físicos.

Post Al face

Pela primeira vez na história, teremos uma geração em que os filhos deverão viver menos que seus pais. A obesidade é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a problemas de saúde e ao aumento da taxa de mortalidade. Estando associada ao surgimento de diversas doenças, tais como: diabetes, hipertensão, pancreatite, alguns casos de câncer, distúrbios do aparelho locomotor, doenças do coração, problemas dermatológicos, além de estar ligada diretamente à distúrbios emocionais.

Geralmente os pais somente percebem que seus filhos estão com excesso de peso, baixa estatura, desnutridos, ou até mesmo com dificuldades de aprendizagem depois que um prejuízo físico ou emocional já está em andamento, e muitas das vezes já são vítimas de bullying. Os períodos críticos de surgimento da obesidade, onde devemos tomar cuidado são nos primeiros meses de vida, na fase pré-escolar e na puberdade. Por falta de alertas e informações, os pais muitas das vezes não sabem, ou não se preocuparem com o controle alimentar, além disso, contribuem com hábitos nocivos.

Durante a infância é importantíssimo respeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Os filhos são o reflexo dos pais, e isso ocorre também na alimentação.

Com o passar dos anos a criança vai conhecendo e experimentando todos os alimentos, sendo essencial que seus responsáveis já comecem a incentivar uma alimentação equilibrada, o grande desafio é tornar habitual o consumo de alimentos saudáveis mudando para sempre a vida de uma criança!