Volta às aulas: é hora de planejar como será seu ano

Volta as aulas

Volta às aulas é sempre um momento de expectativa e planejamento. Para as crianças a ansiedade é ainda maior, pois é hora de rever e conversar com os colegas sobre as férias, ou no caso de mudança de turma, turno ou escola conhecer novas pessoas. O mais importante é aproveitar esse início para traçar metas e objetivos para que o ano letivo seja leve e o aprendizado ocorra da melhor forma possível. Planeje o cotidiano de todos os envolvidos com a educação da criança, evitando transtornos para que os problemas sejam detectados com antecedência e tranquilidade.

Refeições em família

Aproveite as refeições em família para dividir situações de sua época de escola com seus filhos, suas experiências, aflições e dificuldades, mas sempre demonstrando como solucionou as questões e que aprendizado levou daquela situação. Ao fazer uma correlação da sua experiência com a vivência escolar de seu filho atualmente, você poderá tranquilizá-lo, além dessa ser uma bela forma de demonstrar apoio.

Organizar a casa

Organize sua casa. Convoque as crianças para a arrumação, selecione o que será utilizado novamente na escola, separe o que pode ser doado ou permutado, recicle ou separe para a reciclagem os materiais que podem ser remanufaturados e descarte corretamente o que será inutilizado. Esse é um momento muito importante, onde podem ser apresentadas as noções de desapego, organização e responsabilidade. Sugira também que as crianças etiquetem seus materiais escolares para maior controle dos objetos.

Diálogo

Converse sobre quais os resultados serão os almejados este ano, tanto na escola, quanto na vida pessoal. Fazer uma reflexão é importantíssimo para que os erros dos anos anteriores não se repitam e sirvam de exemplo para melhoria do desempenho da criança. Aproveite e Estabeleça algumas metas também para toda a família, para que a criança não se sinta sozinha perante ao desafio.

O mais importante é valorizar os momentos de convívio e participar ativamente da vida estudantil da criança, isso provavelmente irá aproximar pais e filhos, tornando a relação mais saudável e produtiva.